Psicóloga Anne Karine Madruga
CRP:
“Eu sou eu, você é você. Eu faço as minhas coisas e você faz as suas coisas. Não estou neste mundo para viver de acordo com as suas expectativas. E nem você o está para viver de acordo com as minhas. Eu sou eu, você é você. Se por acaso nos encontrarmos, é lindo. Se não, não há o que fazer.” Fritz Perls
Escrita pelo fundador da Gestalt-Terapia, Fritz Perls (1893-1970), esta oração pode ser utilizada para o casal entender o funcionamento do relacionamento. Pode auxiliar casal e terapeuta na diferenciação de self e na identificação de expectativas.
Na relação de no casal, sempre existirá a individualidade de cada um, suas particularidades. Logo, quando as pessoas se relacionam devem viver conforme as suas expectativas, que dizem respeito ao que cada uma acredita que é certo ou errado, e não com as expectativas do outro.
Desta forma, é importante reforçar a individualidade do casal para que ambos possam se perceber como pessoas inteiras e completas. Se ocorrer o encontro de afinidades, ideias, isto será ótimo. Caso contrário, cada um deverá seguir seu caminho sozinho, na busca de encontrar alguém com quem o encontro não elimine a individualidade.
Psicóloga Anne Karine Madruga
CRP:
Psicóloga Clinica com formação na abordagem fenomenológica existencial com foco na Gestalt terapia. Atua há mais de vinte anos em Recife/PE no atendimento com crianças, adolescentes e adultos. Atualmente tem se dedicado também aos estudos sobre terapia de casal.
Precisa de ajuda? Estamos online!